Tecnologia para controle de notas fiscais na saúde

Por Redação Bionexo

Documentos fiscais são comprovantes legais de transações comerciais. Sua versão digital, chamada de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é obrigatória para todas as empresas atualmente e auxilia a simplificar os processos de compra e translado de produtos. 

person in orange long sleeve shirt writing on white paper

Com a obrigatoriedade da digitalização de notas fiscais, os processos de compra tiveram que se adequar, inclusive na área da saúde. Os setores de gestão, da logística de estoque ao faturamento, precisam estar alinhados e com as informações certas para a checagem de informações.

Por que é necessário controlar as notas fiscais de uma instituição de saúde? 

Ter os documentos fiscais em ordem é obrigatório por lei, que demanda o armazenamento dos arquivos por um período mínimo de 5 anos. Caso a legislação não seja cumprida, há aplicação de multa de até mil reais para cada nota não apresentada.

Além das normas governamentais, as notas fiscais auxiliam no balanço patrimonial e com o fluxo de receitas das empresas. As contas que são apresentadas para a Receita Federal precisam bater com o dinheiro movimentado pela instituição e os comprovantes fiscais garantem a regularidade do fisco para todas as negociações.

Também é possível ter acesso a uma rica base de dados das negociações, com informações que vão além de valores, nos documentos fiscais. Dados de clientes e fornecedores e prazos logísticos são exemplos de informações que podem somar à tomada de decisões dentro de uma instituição.

Como fazer o monitoramento e a gestão de notas fiscais de forma digital?

O armazenamento e o arquivamento de documentos fiscais ficaram mais fáceis e menos burocráticos com a chegada das NFes substituindo as cópias impressas. Para as instituições de saúde, o controle também pode ser feito 100% digital com a solução BioNFe da Bionexo

Com BioNFe, as conferências manuais de notas fiscais passam a ser feitas de forma otimizada e em uma mesma plataforma. Nela, também é possível acompanhar a situação e conferir cada NFe, verificar as notas que já foram emitidas e armazenar todos os documentos na nuvem de forma segura. A solução também se conecta aos servidores de fornecedores e da Receita Federal, mostrando em tempo real o andamento da ordem de compras e se os produtos estão faturados corretamente.

Benefícios da gestão de notas fiscais eletrônicas online

As instituições de saúde que usam BioNFe contam com vantagens em três principais pilares: economia, segurança e agilidade. A automatização de processos garante mais tempo para as equipes focarem em atividades estratégicas e também um melhor acompanhamento das notas. Outros benefícios são:

  • Gestão dos processos e controle do recebimento das NFe
  • Menor margem de erros e possíveis multas
  • Infraestrutura com disponibilidade de 99,9% e segurança nível 3 e 100% escalável
  • Conferência de veracidade das notas emitidas para a instituição de saúde

Se a sua instituição de saúde ainda atua com processos manuais para a gestão de notas fiscais eletrônicas, é hora de dar o próximo passo na digitalização. Para saber mais sobre BioNFe, acesse nosso site ou preencha o formulário abaixo.

Tecnologia é aliada para superar os desafios das instituições

Open Health: O que é e qual a importância para o setor?