Além do b2c: comércio digital b2b revolucionou a forma como se faz negócios

A prática de pesquisar, avaliar e comprar pela internet não se popularizou apenas no ramo b2c. Pelo contrário, o comércio digital b2b já tem representado grande parte dos negócios e interações – antes realizadas apenas presencialmente – e a tendência é crescer ainda mais.

Em um levantamento feito no final de 2021, a Math Ads, agência especializada em gestão de mídias digitais, apresentou um dado notável:

9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de comprar um produto / serviço

Apesar de expressivo, é um número evidente quando se observam tanto as perguntas em anúncios de e-commerce, quanto o crescimento de plataformas segmentadas de comércio digital b2b.

Engana-se quem pensa que o comportamento pára nas pesquisas. Isso porque, além de buscar informações, o comprador no setor b2b está interessado mesmo é em aproveitar todas as facilidades que o mundo digital já lhe oferece como consumidor b2c. 

Além do b2c: comércio digital b2b revolucionou a forma como se faz negócios
Imagem por Karolina Grabowska em Pexels

É o que diz o estudo da McKinsey & Company, também de 2021:

50% dos tomadores de decisão B2B no Brasil afirmam estar abertos a realizar novas compras totalmente no modelo de autosserviço ou remoto. Bem como estão dispostos a gastar valores superiores a US$ 50 mil. Além disso, 21% estariam dispostos a despender mais de US$ 500 mil.

Nesse sentido, saber onde o cliente b2b está conectado e o que ele busca comprar remotamente são informações cruciais para estabelecer os canais ideais de vendas online, além da gama de produtos e condições de venda. 

Leia também:

Com o intuito de ajudar fornecedores da saúde a se beneficiarem das boas projeções no comércio digital b2b, a Bionexo preparou um ebook completo sobre Como as vendas digitais impulsionam negócios e fortalecem conexões na área da saúde.

No material, disponível gratuitamente, é possível conhecer diversos aspectos sobre o universo das vendas no ambiente online, por exemplo:

  • Detalhamento em números sobre o histórico e projeções sobre vendas digitais b2b (incluindo saúde)
  • Onde se conectar com compradores da saúde
  • Opinião de quem faz negócios no ambiente online