Diversos são os padrões, regras e regulamentos quando olhamos para área da saúde. Se você atua nessa área, é fundamental entender como funcionam para estar em conformidade.
A padronização faz toda a diferença para a troca de informações, pois mantém segurança, agilidade e proteção de dados de negócio. Além disso, você está por dentro do padrão TISS e compreende como ele impacta seus negócios? Saiba mais!
O que é TISS e o validador?
A TISS, ou Troca de Informações na Saúde Suplementar, é um padrão elaborado pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, para garantir a padronização de informações trocadas entre instituições de saúde e operadoras de planos e convênios.
Seu grande objetivo é agilizar e facilitar a transmissão de dados entre os agentes e, graças aos seus padrões, toda a documentação compartilhada passa a ser digitalizada, com regras e maior segurança.
O padrão TISS pode – e deve – ser utilizado em diversos momentos na troca entre instituições e operadoras de saúde, seja em documentos de cobranças de atendimento, autorização de exames, guias e cirurgias, envio de relatórios de atendimento, prescrições médicas, receitas, honorários, entre outros.
O padrão foi desenvolvido para agilizar demandas, dar segurança aos dados e claro, reduzir as glosas e fraudes associadas ao uso de planos de saúde, o que impacta diretamente o faturamento hospitalar.
Validador TISS
O Validador TISS é uma ferramenta que tem como objetivo padronizar a troca de informações entre os agentes, verificando se os arquivos e informações transmitidas estão de acordo com as normas estabelecidas pelo padrão TISS. Ele realiza uma validação técnica e estrutural dos dados, auxiliando na conformidade com as regras estabelecidas pela ANS.
Com base em regras específicas, as automatizações monitoram ativamente a transmissão de informações, verificam ativamente se estão sendo transmitidos documentos e arquivos conforme as regulamentações padrão e realizam acompanhamentos ativos para garantir a conformidade com as atualizações e versões do padrão TISS.
Por que realizar a validação prévia?
A validação prévia do padrão TISS é fundamental por diversos aspectos, como:
- Conformidade com as normas: as regras na área de saúde são rígidas e elas precisam ser seguidas e, realizar a validação prévia assegura que as informações estejam em conformidade com as normas e padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
- Prevenção de erros: a validação prévia ajuda a identificar e corrigir erros antes que as informações sejam oficialmente enviadas. Isso reduz a incidência de problemas, retrabalho e retratações de falhas, agilizando o processo.
- Redução de rejeições e cumprimento de prazos: a validação faz com que os arquivos corretos sejam enviados, diminuindo as rejeições na submissão oficial. Isso é importante para evitar atrasos nos processos administrativos e financeiros, como autorizações de procedimentos e, especialmente, faturamento.
Critérios de validação do TISS
Como citamos, os critérios de validação visam garantir melhor consistência, integridade e conformidade das informações trocadas e, para validação, estão são alguns dos critérios:
- Estrutura: se o arquivo enviado está estruturado corretamente, seguindo o formato especificado pelo TISS. Isso inclui a correta disposição de campos, segmentos e demais elementos do arquivo.
- Preenchimento obrigatório: se todos os campos obrigatórios foram devidamente preenchidos. A falta de informações essenciais pode levar à rejeição do arquivo.
- Formato dos dados: se os dados informados estão no formato adequado, de acordo com as especificações do TISS. Isso inclui formatos de datas, códigos, entre outros.
- Padrões de codificação: se os códigos utilizados para identificar procedimentos, diagnósticos, prestadores, entre outros, estão de acordo com os padrões estabelecidos.
- Cumprimento de regras de negócio: considera regras específicas do negócio, como prazos de envio e autorizações prévias. Isso inclui o respeito às normas estabelecidas pela ANS para processos específicos.
- Autenticidade e integridade: se os dados enviados são autênticos e se o arquivo não foi corrompido durante o processo de transmissão.
- Atualização de versões: se a versão utilizada do padrão TISS está atualizada de acordo com as normas vigentes.
Validador TISS da Bionexo
Sabemos da importância de olhar para todas as pontas da área da saúde e de utilizar tecnologia nos processos. Pensando nisso, temos soluções para todas as pontas do ciclo de receita, automatizando a conexão das instituições com as operadoras de saúde.
A partir dos módulos em nosso software, o hospital consegue, eficientemente, validar a estrutura do arquivo XML de faturamento pelo padrão TISS e transmiti-lo com o auxílio de tecnologia avançada.
É importante dizer que, diferente de outros sistemas, o usuário pode validar a conta ainda no processo de análise e não precisa esperar a validação somente no final.
Além disso, a ferramenta não se trata apenas de um validador TISS, mas um ciclo completo que envolve todo o processo de receita em suas diversas fases, dando visibilidade para glosas, auditoria, conciliação de pagamentos, entre muitas outras.
Com padronização, integração, automatizações, monitoramento e segurança o negócio vai mais longe e o setor passa a ser cada vez mais seguro e com resultados eficientes em todas as pontas.
É nisso que a Bionexo acredita e oferece para todos seus usuários!
Aproveite que agora sabe mais sobre o Validador TISS, sua necessidade e benefícios, revise seus processos e entenda como nossas soluções vão te ajudar em sua jornada!