Como funciona a tecnologia RFID no setor hospitalar?

A tecnologia RFID, ou Identificação por Radiofrequência, desempenha um papel importante no setor hospitalar. Afinal, essa é uma forma eficiente de rastrear e gerenciar ativos, pacientes e informações médicas.

Olhar para essa tecnologia e implementá-la em diversas pontas e possibilidades dá grandes resultados para o setor. Vamos falar mais sobre o assunto! 

O que é a tecnologia RFID? 

A Identificação por Radiofrequência (RFID) é um sistema que utiliza etiquetas especiais contendo um microchip, memória e antena. Essas etiquetas enviam sinais de rádio para transmitir informações.  

As pessoas utilizam essa tecnologia para identificar e rastrear objetos sem a necessidade de fios ou conexões físicas. Em vez disso, ela identifica objetos específicos por meio do acoplamento eletromagnético ou eletrostático.

Por que usar a tecnologia RFID no setor hospitalar? 

Produtos, ferramentas e serviços estão se tornando mais inteligentes graças ao conceito de IoT, ou Internet of Things (Internet das Coisas). Isso se refere à capacidade dos objetos de se conectarem entre si, com pouca interferência humana, e é fundamental no mercado tecnológico atual e futuro. 

A área da saúde, com tecnologias cada vez mais avançadas, está se beneficiando significativamente em termos de qualidade, eficiência e uso de dados. O RFID desempenha um papel importante nesse avanço. Essa tecnologia oferece diversos usos e benefícios, tais como:  

  • Rastreabilidade: a tecnologia oferece uma rastreabilidade completa de ativos, pacientes e procedimentos. Isso facilita o rastreio de equipamentos, dá mais autonomia e tempo aos colaboradores, aumenta a segurança do paciente, reduz perdas e gastos desnecessários com estoques, facilita auditorias, melhora a conformidade regulatória, entre outros. 
  • Dados e informações: as etiquetas RFID podem armazenar uma variedade de informações e isso ajuda a eliminar erros nos processos, integra informações e faz com que os diagnósticos e tratamentos sejam cada vez mais direcionados e com qualidade. 
  • Automatização de processos: a tecnologia RFID permite automatizar processos, tornando a coleta de dados mais eficiente e precisa dentro do ambiente hospitalar. 
  • Integração com sistemas: as informações coletadas por sistemas RFID podem ser facilmente integradas a sistemas de gestão, permitindo uma melhor análise e tomada de decisões dentro do negócio. 

Como a Unimed Caruaru alcançou uma economia mensal de mais de R$40 mil reais com a tecnologia RFID? 

A Unimed Caruaru, uma das maiores cooperativas médicas do agreste pernambucano, com mais de 450 médicos cooperados e quase 70 mil clientes, enfrentava desafios significativos em seu cenário operacional. 

A necessidade era agilizar o processo de dispensação da farmácia e atender de forma eficiente, com melhor rastreabilidade e baixo custo.  Havia a urgência em otimizar, especialmente no procedimento de cesariana, o processo de dispensação sem afetar o nível de qualidade do atendimento. Além disso, a instituição buscava formas de oferecer um serviço mais eficiente, rastreável e sobretudo, econômico. 

Foi aí que a solução Biotracker, que conta com tecnologia RFID, entraram com recursos de rastreabilidade, controle e eficiência para os processos de dispensação e atendimento médico. 

Antes de utilizar a tecnologia, os médicos levavam 1 hora e 57 minutos, dos quais alguns minutos eram perdidos no processo, para realizar uma cesariana. Com a modernização, o setor ganhou na redução de 35 minutos nos procedimentos de cesarianas.

Mais do que isso, obteve uma redução de 29% nos custos do procedimento de cesariana, representando uma economia de cerca de R$40 mil reais por mês. 

Aproveite que agora sabe mais sobre essa tecnologia essencial, e como ela atua na prática e saiba mais como a Biotracker vai ser o parceiro ideal para seu negócio!