Em um mundo cada vez mais digitalizado e que passa por transformações constantes, não dá para falar em eficiência e resultados sem contar com o uso da tecnologia, em qualquer que seja o setor.
Na saúde, evidentemente, isso não é diferente e a cada dia, a indústria se transforma para que essa área esteja cada vez mais digitalizada, ágil, atual e assertiva em seus resultados.
Se tempos atrás só pensávamos em tecnologia quando falávamos em cirurgias, por exemplo, cada vez mais as inovações chegam a todos os setores e processos dentro de uma instituição de saúde, inclusive a jornada do paciente.
Como a tecnologia está presente em sua instituição e como o avanço e desenvolvimento é tratado em seu setor? Vamos falar mais sobre esse importante tema. Acompanhe!
A tecnologia no dia a dia de profissionais de saúde
Nos últimos anos diversas foram as inovações vistas dentro do setor da saúde e é inegável que, nos últimos anos, isso ficou ainda mais acelerado. Nos últimos anos, profissionais tiveram que se adequar para seguir atendendo bem e, ao mesmo tempo, elevar o nível de eficiência nos processos e no cuidado aos pacientes.
Se muitas tecnologias foram implementadas às pressas em um momento de incertezas, é hora de reorganizar a casa e pensar de forma cada vez mais estratégica, para que os resultados sejam ainda mais visíveis e as instituições ganhem com o poder da inteligência artificial.
É crucial dizer que a tecnologia impacta todos os momentos dentro de uma instituição de saúde: desde o momento em que o paciente coloca os pés no local, até o encerramento do tratamento, por exemplo.
Vale destacar que, quando falamos de digitalizar processos, não estamos falando sobre redução de profissionais – afinal, eles são cruciais no ambiente de saúde. Essa mudança vem para otimizar atividades e valorizar as horas que antes eram perdidas em atividades manuais, além de dar poder para que a tomada de decisão seja feita de forma ainda mais estratégica e assertiva no setor.
Sendo assim, podemos dizer que modernizar e inserir tecnologias têm impactos como:
- Maior qualidade no atendimento aos pacientes;
- Diagnósticos mais rápidos e precisos;
- Processos mais eficientes;
- Controle financeiro mais assertivo;
- Maior organização de tarefas administrativas;
- Maior controle de estoque com possibilidade de redução de desperdícios e falta de material;
- Processos padronizados;
- Informações integradas;
- Redução de erros;
- Prevenção como foco do negócio;
- Mais segurança e proteção de dados;
- Mais transparência e visibilidade dos processos.
Como a tecnologia pode ser útil na gestão de processos: o que modernizar na instituição?
Mostramos alguns – dos muitos – benefícios da tecnologia e certamente você está se perguntando como implementar isso no seu dia a dia.
Como falamos, a tecnologia está em todas as pontas da jornada, seja ela com pacientes ou fornecedores, mas para te ajudar a entender ainda melhor como a modernização pode te ajudar, damos destaque em um dos principais momentos da jornada em que o processo de transformação digital faz toda a diferença:
Compra estratégica de insumos
Não dá para falar de estoque sem falar de compra de medicamentos. E esse é outro processo que exige tempo, pesquisa, comparações e atenção ao mercado.
Muitas são as informações soltas existentes por aí, mas ao contar com soluções digitais, torna-se possível gerenciar e acompanhar fornecedores, preços, categorias e necessidades de forma ágil e simplificada. Isso ajuda na redução de custos, além de otimizar cada vez mais as rotinas operacionais.
Essa é apenas uma dentre tantas atividades em que tecnologia aplicada é sinônimo de transparência e eficiência. Não dá para adiar a modernização para o futuro, afinal, automação e transformação digital são caminhos para tornar a saúde cada dia mais colaborativa e inovadora.
Como sua instituição tem investido em tecnologia e está olhando para esse movimento que já é realidade a nível mundial?
Aproveite os insights, reveja seus processos e conte com a Bionexo para elevar o patamar da sua gestão de saúde!