Índice OPME traz insumos inéditos para acompanhar dados de OPME

person in green shirt wearing white mask

Para evitar erros e perdas na gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), hospitais e operadoras de saúde precisam de uma base de dados robusta. Visando fornecer insumos para negociações mais eficientes nesse mercado complexo, a Bionexo lançou um indicador mensal para dar suporte ao mercado da saúde. 

O Índice OPME foi desenvolvido em parceria com a FIPE, parceira também na criação do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H). Com o objetivo de trazer transparência e informação relevante para o setor, o índice visa traduzir a base de transações de Opmenexo, solução para gestão de itens de alto custo da Bionexo. Dessa forma, é possível estabelecer um vetor de variação de preços, além de permitir mais previsibilidade na composição de custos e no comportamento do mercado.

O novo indicador fornece informações consistentes que irão auxiliar hospitais e clínicas na melhoria de políticas e pesquisas de preços. Além disso, as informações poderão auxiliar no estreitamento de relacionamentos com cirurgiões e no gerenciamento de estoques de insumos de alta utilização. Com as áreas de compras e autorização de cirurgias liderando a gestão de itens de alto custo, o indicador auxilia também a administração de compras, auditoria e análise de glosa de processos, entre outras providências operacionais.

+ Transformação digital da saúde garante retornos rápidos e mensuráveis no ciclo de receita e glosas das instituições

Para Ana Paula Costa, Product Manager na Bionexo, o sistema olha para todo o fluxo de Opmenexo e reune indicadores relevantes para a gestão de compras do setor. “A finalidade é fornecer dados, ampliar a visibilidade, tornar os processos mais estratégicos e identificar possíveis gaps no percurso, valendo-se de análises”, explica ela. 

A importância de comparar preços e monitorar o mercado de saúde nos faz refletir sobre como essa estratégia está sendo aplicada em todo o setor. Será que sua instituição está aproveitando todas as oportunidades para otimizar os custos e melhorar a gestão de OPMEs? 

Se você quer ter acesso a informações precisas para tomar decisões estratégicas, baixe a primeira edição do Índice OPME e acompanhe mensalmente o estudo. 

+ Preços de Mercado: compare preços de forma automatizada e melhore suas negociações