A gestão de estoque é uma atividade fundamental dentro dos hospitais, especialmente quando falamos de ambiente cirúrgico, que envolve alto custo, alta variedade de materiais e medicamentos, além de possibilidades, demanda do médico e paciente, planejamento e organização.
Fazer uma boa gestão de estoque permite que os materiais estejam sempre disponíveis quando necessário, evitando atrasos, cancelamentos e remarcações de cirurgias, que causam grandes danos ao negócio.
Mais do que isso, gestão de estoque garante que não sobre material e que a instituição não tenha perdas por excesso de itens. Portanto, planejamento e controle são palavras fundamentais nesse processo. Vamos falar um pouco mais da gestão de estoque no ambiente cirúrgico para te ajudar nessa jornada. Acompanhe!
Gestão de estoque em ambiente cirúrgico
Gerir estoque nos hospitais e em ambientes cirúrgicos não é tarefa fácil. É preciso ter atenção constante para compras, reposições, vencimentos, fornecedores e tantos outros itens, garantindo que a instituição esteja em dia e cumpra suas obrigações com os pacientes da melhor forma possível.
Quando falamos em ambiente cirúrgico, o cuidado aumenta muito. Isso porque, de procedimentos simples a complexos, é preciso ter todo o necessário para que paciente e equipe médica não saiam prejudicadas.
Além de ter os recursos necessários, é fundamental que os hospitais tenham acesso a materiais e medicamentos de qualidade, dentro do prazo de validade e fornecidos por empresas confiáveis. É importante também que os preços sejam competitivos, pois compras emergenciais devido a erros no estoque podem resultar em gastos excessivos.
Por isso, planejamento, organização e tecnologia são cruciais para que esse processo ocorra de forma rápida, eficiente e correta. O controle de estoque está diretamente ligado ao controle financeiro de um negócio e ter desalinhamentos pode causar grandes transtornos. Por outro lado, uma boa gestão dá diversos benefícios, como:
- Redução de desperdício;
- Melhores condições para negociação com fornecedores;
- Ciclo financeiro mais saudável;
- Aumento da margem de lucro;
- Maior produtividade para as equipes;
- Entregas mais eficientes;
- Maior segurança para os pacientes através do uso de materiais adequados;
- Aumento da satisfação do cliente.
Rastreabilidade na gestão de estoque de fornecedores: tudo que você precisa saber sobre IoT
Ambiente cirúrgico e acompanhamento de estoque
Como mencionado, o ambiente cirúrgico exige ainda mais cuidado, e as demandas podem ser diferentes das tarefas cotidianas. Cada instituição tem seus próprios processos, mas é comum que, quando a solicitação e o agendamento do procedimento chegam, os colaboradores comecem a separar os materiais que serão necessários para a cirurgia.
Nesse momento, erros significativos podem ocorrer. Em alguns lugares, a saída e o retorno do estoque são controlados por meio de fotos, anotações em papel e, frequentemente, as baixas não são registradas corretamente na folha de gastos do paciente. Isso pode levar a problemas na cobrança para as operadoras de saúde, bem como a erros de valores, tanto para mais quanto para menos, resultando em glosas, atrasos no pagamento e falta de controle durante a jornada.
Além disso, devido à falta de controle preciso sobre o que é retirado, devolvido e adicionado ao estoque devido à demora na baixa, pode haver atrasos no reabastecimento dos materiais, resultando em falhas e atrasos para os próximos procedimentos cirúrgicos.
Tecnologia como aliada
Embora seja um processo que exige controle rápido e minucioso, muitos ambientes ainda usam processos manuais que aumentam erros, demandam mais tempo e atrasam a estratégia, especialmente em termos de pagamento e gerenciamento.
Por isso, ter a tecnologia como aliada e contar com ferramentas de gestão pode dar uma grande virada nas tarefas diárias, tornando o gerenciamento de estoque em ambientes cirúrgicos mais eficiente. Reter um ambiente hospitalar que gerencia o estoque por meio de anotações em planilhas é coisa do passado, e investir em tecnologia é investir no futuro e no sucesso das entregas, trazendo benefícios como:
- Gerenciamento previsível e eficaz
- Segurança no planejamento;
- Redução de tempo dos colaboradores em tarefas manuais;
- Economia, redução do estoque financeiro e compras mais assertivas;
- Qualidade no atendimento das demandas
- Informações para tomada de decisão;
- Dados e análises para o negócio;
- Maior giro de estoque de forma inteligente;
- Aumento do nível de serviço.
Como sua instituição está olhando para seu ambiente cirúrgico e seu controle de estoque? Aproveite que agora sabe mais sobre o processo, reveja suas estratégias e entenda mais como a tecnologia pode te ajudar!