Uma série de projeções vêm se consolidando a respeito do futuro da área comercial e a Bionexo reuniu as principais delas, além do impacto nas negociações na saúde.
“O que esperar sobre o futuro da área de vendas?” ou “Como projetar a carreira/equipe de acordo com as tendências?“ são perguntas que profissionais da área de vendas devem fazer periodicamente. Afinal de contas, as transformações acontecem de maneira veloz e não se ajustar às movimentações trazem consequências como:
- perda de vendas;
- baixos resultados;
- demora no progresso profissional.
Dentre as tendências, um fato unânime: o futuro da área comercial está, sobretudo, atrelado às conexões e às vendas digitais. Sem dúvidas, as restrições causadas pela pandemia foi impulso para que as interações remotas chegassem a patamares nunca antes vistos e estimulassem esse tipo de projeção.
No entanto, não significa que seja uma prática passageira. Só para exemplificar, muitas pessoas adotaram o home office e buscam se descentralizar das capitais o que, por consequência, dificulta alguns encontros presenciais. Por outro lado, as ferramentas de tecnologia são usuais no dia a dia de forma geral tanto para comunicação quanto para compras.
Como resultado, as pessoas estão mais adeptas às facilidades tecnológicas e buscam viver ou fortalecer esse comportamento em suas vivências profissionais.
Tanto que, de acordo com projeção da HSM, até 2025 80% das interações de vendas b2b serão feitas por canais digitais.
Por isso, traçar um planejamento para a área comercial deve se considerar o quanto os vendedores estão familiarizados com as tecnologias e, se não estiverem, desenvolvê-los para isso. Outro ponto importante evidentemente é encontrar em quais canais seu público-alvo está e, então, criar estratégias de vendas adequadas.
- Artigo relacionado: Além do b2c: comércio digital b2b revolucionou a forma como se faz negócios
O futuro da área comercial na saúde
Apesar da saúde ser um setor com diversas especificidades, não há discrepância entre as projeções. Pelo contrário, assim como nas demais áreas, a saúde tem digitalizado processos antes manuais e garantido uma gestão mais eficiente e transparente.
Aliás, a Bionexo que há 20 anos colabora para essa evolução, sente de perto esse amadurecimento do setor e vê seus clientes se tornando cases de sucesso e referência no uso de tecnologias.
“Hoje nós temos ampla visibilidade do processo de cotação e, com as regras de negócio já pré determinadas na plataforma, nós otimizamos tempo e ganhamos agilidade que é percebida até a aprovação do pedido.” comenta Daniel Santos, Gerente de Inteligência de Mercado na Bunzl Saúde. Saiba mais aqui.
Afinal, como sair do zero e criar um departamento comercial na saúde que seja projetado para o futuro?
Certamente estar no ambiente online e vender remotamente não são tarefas fáceis para todos os fornecedores da saúde. Foi pensando nisso que a Bionexo criou um material exclusivo com o objetivo de ajudar gestores e executivos de vendas da saúde a superarem desafios. Em resumo, o ebook “Por que e como estruturar uma área de vendas digitais” foca em detalhar as projeções e apresentar:
- Contexto global e brasileiro sobre vendas digitais b2b
- Prioridades para a área de vendas
- 5 dicas valiosas para estruturar uma área de vendas digitais
O ebook “Por que e como estruturar uma área de vendas digitais” é o segundo material da série “Vendas digitais”. O primeiro você encontra clicando aqui.