Controlar cotações uma a uma ou manusear grandes planilhas com o objetivo de mensurar tudo individualmente até pode garantir o zelo necessário no setor de saúde, mas não a agilidade que ele precisa. Por outro lado, há empresas que implementam relatórios de vendas de OPME e até instituem manuais de boas práticas para controle de materiais especiais. Todos válidos e altamente importantes.
Mas com certeza é praticamente impossível para o fornecedor de Opme fazer manualmente a gestão de todas as entradas e saídas, para quem cotou, para quem vendeu mais e quais materiais, dentre tantos detalhes sem passar nenhum. Automatizar é o caminho, mas como fazê-lo de forma a simplificar as rotinas operacionais e gerenciais de quem lida com materiais especiais?
Foi visando solucionar esse cenário que a Bionexo, líder de soluções digitais para processos em saúde, estudou o dia a dia dos fornecedores de OPME para desenvolver e lançar o módulo Opmenexo Pro na plataforma Opmenexo.
Opmenexo Pro é o “mapa de vendas do fornecedor de OPME”, pois traz o panorama consolidado do que foi realizado na plataforma Opmenexo, com o objetivo de simplificar a rotina, além de trazer insumos para a definição das próximas estratégias.
Nova realidade na rotina de gestores de OPME
Opmenexo Pro apresenta três dashboards gerais, Gestão de Cotações, Cotações Aprovadas e Cotações Faturadas, que consolidam as informações de 15 diferentes relatórios para gestão de opme. Destacamos alguns deles:
- Cirurgias em cotações e encerradas
- Ranking de compradores com cotações autorizadas
- Ranking por operadora
- Relatórios pós-urgência
- Histórico de negociações
- Cotações faturadas por especialidades
Disponíveis na própria plataforma, os relatórios também são exportáveis para planilhas e têm atualizações diárias. Além disso, os dashboards apresentam gráficos, que facilitam ainda mais a gestão daqueles que já precisam lidar com a complexidade em sua rotina.
Tipos de análises que tornam a gestão de fornecedores de OPMEs mais eficiente
De acordo com os especialistas Andrean Matias e Rafael Vieira, ambos Product Managers na Bionexo, o acompanhamento gerencial fica mais ágil com as informações sendo mapeadas automaticamente.
Como consequência, os profissionais, antes focados em processos manuais, passam a agregar dados mais significativos nas análises e interpretações. Por exemplo, usar o gráfico de ranking de instituições que mais compraram para criar e/ou fortalecer as ações de relacionamento de forma direcionada. Em contrapartida, saber as cotações que faltam ser autorizadas, identificar via gráfico as cotações que foram respondidas, mas que o comprador não deu retorno, para assim, atuar na retenção de clientes ou ações semelhantes.
Por fim, Rafael Vieira, destaca que a solução está sempre sendo aprimorada e que há projetos em vista para 2023. “As atualizações fazem parte da rotina das soluções digitais porque sempre identificamos formas de deixar o que é bom, ainda melhor. Hoje os fornecedores têm ampla visão do que fazem através dos indicadores e queremos abrir o leque de novas possibilidades para eles”.
É fornecedor de OPME? Entre em contato para saber detalhes sobre Opmenexo Pro