por Redação Bionexo
Controlar todo o processo de faturamento e gestão financeira de forma analítica e estratégica colabora com o bom funcionamento das instituições da saúde.
Os processos financeiros de um hospital são muitos e requerem informações detalhadas, que evitem gargalos nos procedimentos. Estar atento para cada fase da gestão financeira traz transparência e agilidade à gestão e vai além da automação – que normatiza e permite ganho de tempo em conferências e cobranças.
Uma falha em qualquer ponto do processo inicia um encadeamento de erros que podem gerar perdas, descontrole e desencontro de informações no faturamento junto às operadoras, ocasionando inevitavelmente as glosas. Trata-se de faturamentos não recebidos ou recusados nas organizações de saúde, por problemas de comunicação entre instituições e convênios.
Hélio Franqui, executivo da Avatar – empresa com uma gama de soluções plug and play para gestão do ciclo de receita na saúde, pertencente ao Grupo Bionexo desde o início de 2021, considera que é muito comum encontrar rotinas falhas nos hospitais, que ferem os princípios das boas práticas de administração de receita. “Propomos com nossas ferramentas uma condição integrada e automatizada para detectar problemas e oportunidades, alguns que as instituições desconhecem ou que o ERP não soluciona”, salienta.
O momento é de despertar das instituições para a melhora do ciclo da receita. Até então as melhorias nos processos estavam concentradas na parte assistencial, que avançou muito com as certificações e qualificação. “A lupa agora se situa sobre o ciclo da receita que, em sua relevância e quantidade de interações, só perde para o processo do paciente cirúrgico”, reflete Franqui.
Se informação é fundamental para o bom andamento do ciclo da receita, também é verdade, de acordo com o especialista, que há muitos erros ainda ocultos, por falha no próprio sistema de gestão adotado ou por erro humano na inserção e migração dos dados. Ainda mais importante é entender que a gestão financeira funciona como uma malha, o que permite dizer que, a partir do momento em que se ajusta um campo do ciclo de receita, o aprimoramento dos demais campos se torna automático.
Os questionamentos para a instituição são de toda ordem. Estou conseguindo entregar minhas contas? Será que estou perdendo receita sem notar? Tudo que entreguei está sendo adequadamente cobrado? Onde a melhoria de processos é mais emergencial? O mercado de saúde exige respostas rápidas.
Erros de procedimento que afetam a rotina de cobranças
“Quando a instituição adere às plataformas Avatar e inicia a implantação, entende automaticamente os pormenores e erros mais frequentes, porque amplia seu olhar sobre o ciclo da receita”, explica Franqui. Mas o que, de fato, impede o bom andamento das rotinas das instituições nas frentes de trabalho dedicadas a controles, cobranças e recebimentos? Algumas das distorções mais comuns são:
- erros de digitação
- falta de padronização no processo assistencial e de cobrança
- ausência de protocolos operacionais
- erros cadastrais – falhas ocultas
- desatualização de preços cobrados
Soluções que acertam o passo do processo financeiro ainda precisam ter no radar a cultura interna da instituição. Franqui lembra que há uma linguagem própria dentro do hospital, que interpreta o fluxo das finanças depois que a conta seguiu para a fonte pagadora e o recebimento. O que é feito antes do valor virar nota fiscal, de acordo com ele, não é devidamente registrado.
Soluções multinível
Sistematizar o ganho para a gestão financeira exige disponibilizar informações da base operacional até a alta administração hospitalar. As soluções de Avatar agregam valor desde o trabalho executado pelo operador que cuida do fluxo de informações, passando pelo estágio intermediário de gerenciamento de soluções, até o diretor do hospital que define a estratégia.
“Esse entendimento de que cada degrau tem um compromisso com a gestão ao utilizar a plataforma é que torna a solução robusta”, acentua Franqui, que identifica a eficácia da tecnologia quando promove um crescimento horizontal abrangendo cada fase do ciclo da receita:
1. Comercial – oferece mais agilidade na precificação e realização de orçamentos
2. Faturamento – dá visibilidade e simula contas para correção de erros
3. Fechamento de contas – automatiza o processo de fechamento da fatura
4. Auditoria – digitaliza todos os processos financeiros
5. Gestão de pacotes e glosas globais – reduz o risco de ultrapassar as despesas previstas para a diária negociada
6. Glosas – diminui as glosas e melhora o fluxo de caixa da instituição
Conduzir o hospital no caminho do maior controle econômico, de forma a adequar estruturas da área de saúde às boas práticas financeiras, é um forte atributo das soluções Avatar; elas também vão além ao reforçar a aplicação do conjunto de plataformas Bionexo, que oferecem funcionalidades para ampliar a lente sobre dados e análises.
Você encontra informações detalhadas sobre as soluções Avatar clicando aqui.