6 livros para pensar inovação e saúde indicados por um disruptivo

Por Mônica Amorim, Redatora na Bionexo

person holding pile of books

Pensar a saúde além dos moldes tradicionais do mercado é um exercício que vem se tornando rotina em diversos tipos de corporação. Estar atento a essa movimentação é um ganho profissional e tanto, já que inspira e abre caminhos para inovar no segmento.


Por isso, pedimos para o Bruno Pina, Chief of Innovation Experience no Distrito e o primeiro entrevistado da nossa série de “Conversas desconfortáveis”, indicar 6 livros essenciais quando o assunto é saúde e/ou inovação. De biografia a pesquisas de alta relevância para o setor,  esses são alguns livros para ler e repensar temas atuais como inovação aberta, nova economia e modelos de negócio colaborativos. Confira:

#1 – A revolução Digital na Saúde

Autores: Claudio Lottenberg, Patrícia Ellen da Silva e Sidney Klajner | Editora dos editores, 2019

O livro, escrito por dois médicos, Claudio Lottenberg e  Sidney Klajner, e pela atual Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, apresenta um panorama completo acerca da tecnologia como marco transformador para profissionais da saúde. Mais do que falar de revolução digital, a obra apresenta um olhar otimista sobre os desafios de conduzir mudanças que impactam toda a cadeia da saúde e a tornam mais acessível, dinâmica e menos burocrática. 

#2 – ALIBABA, Estratégia de Sucesso

Autor: Ming Zeng | Editora M.Books, 2019

Escrito por ninguém menos que Ming Zeng, presidente do conselho acadêmico do Grupo Alibaba e ex-diretor de pessoal e assessor de estratégia de Jack Ma, fundador da empresa chinesa, neste livro você encontra a fórmula para criar estratégias de negócio num mundo conectado.  

Com a interatividade protagonizando os novos modelos de consumo mundo afora, Ming Zeng apresenta um guia simples com ferramentas eficazes para criar valor através da tecnologia, abordando por exemplo, práticas de aprendizado de máquina, criação de produtos configurados pelos usuários, rede de produtos integrados, entre outros.

#3 – A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção

Autores: Erin Meyer e Reed Hastings | Editora Intrínseca, 2020

Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix e Erin Meyer, especialista do mundo dos negócios desvendam como funciona a cultura da gigante dos streamings.

Adorada entre as gerações mais jovens, a Netflix adotou um modelo de trabalho bem diferente dos que vemos por aí e que pode assustar à primeira vista: sinceridade constante, ausência de política de férias e despesas, poder de decisão independente do nível hierárquico… Ainda assim, é uma oportunidade de questionar posturas rumo a modelos de trabalho com mais liberdade, responsabilidade e colaboração, sobretudo pós pandemia. 

#4 – Plataforma: A Revolução da Estratégia

Autores: Geoffrey Parker, Marshall Alstyne e Sangeet Chourdary | Editora HSM, 2016

Tendo como inspiração grandes empresas de tecnologia como Uber, Airbnb, Amazon e PayPal, o livro ‘Plataforma: A Revolução da Estratégia’ aprofunda a lógica de atuação ecossistêmica que mudou o sentido de valor da velha economia, dando lugar a conexões espontâneas e colocando a experiência do consumidor como centro das tomadas de decisões. 

Outro ponto chave é entender como essas empresas se tornaram líderes no modelo de negócio de plataformas, posicionando seu nicho de mercado numa rede de serviços e produtos que mudou completamente a dinâmica da economia. 

#5 – Na Raça

Autora: Maria Luíza Filgueiras | Editora Intrínseca, 2019

Uma mistura de biografia e case, ‘Na Raça’ conta a história de Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos e claro, da própria XP.

Maria Luíza Filgueiras, jornalista e especialista em economia e finanças traz à luz toda a trajetória empreendedora de Benchimol, explorando inclusive os fracassos e bastidores da operação e fundação da empresa. Além disso, o livro  permite que o leitor conheça mais a fundo diversas nuances do mercado financeiro. 

#6 – Anatomia de uma epidemia

Autor: Robert Whitaker | Editora Fiocruz, 2017

Por último, um plus nessa lista e que foge um pouco de inovação mas, discute saúde sob uma ótica radical e questionadora. ‘Anatomia de uma epidemia’, foi escrito por Robert Whitaker, reconhecido jornalista científico e traz o tema da medicalização da vida cotidiana em contextos de epidemia, além de saúde mental, fármacos e outros.   

Boa leitura!