Onde acompanhar a mudança de preços de medicamentos consumidos pelos hospitais do Brasil? Temos as respostas!

Por Mariana Couto, Redatora na Bionexo

black and silver laptop computer

A segunda onda da pandemia provocada pelo coronavírus veio de forma bastante agressiva, deixando o Sistema de Saúde do Brasil, novamente, em colapso. A procura por medicamentos de assistência ao tratamento a pacientes com COVID-19 agravou ainda mais a situação do mercado de medicamentos no País, causando o aumento exponencial dos preços e o desabastecimento de estoques de muitos hospitais e clínicas.

E, dentro desse contexto, ter visibilidade em tempo real da variação e tendência dos preços efetivos dos medicamentos essenciais se torna um diferencial competitivo importante para qualquer gestor de compras ou suprimentos de uma instituição de saúde.

Como saber se está pagando os melhores preços em medicamentos?

Uma análise de dados eficaz possibilita traçar um planejamento inteligente, o que resulta em negociações mais estratégicas para compras e contratos. Contar com a tecnologia como aliada nesse processo é fundamental.  

É o caso do Mapa de Preços, módulo de Business Intelligence da solução Bionexo, que te dá uma visão analítica das tendências de preço e consumo de uma base composta por mais de 20 mil fornecedores qualificados de medicamentos genéricos e similares, comercializados em todos os estados do país.

Com Mapa de Preços, é possível ter a visibilidade de mais de 65 mil medicamentos registrados no CUB – Cadastro Único Bionexo.  No vídeo abaixo, você conhece mais detalhes das funcionalidades do Mapa de Preços.


Outro caminho para entender as evoluções de preços, é o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), estudo mensal desenvolvido pela Bionexo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), disponibiliza informações inéditas do comportamento de preços de medicamentos transacionados entre fornecedores e hospitais no mercado brasileiro.  O estudo é  disponibilizado, na íntegra, sem nenhum custo. Basta acessar o site da Bionexo.

O IPM-H é elaborado com base nos dados de comercializações realizadas desde janeiro de 2015 através da plataforma Bionexo, por onde são transacionados mais de R$ 12 bilhões de negócios no mercado da saúde por ano, o que representa cerca de 20% de tudo que é transacionado no mercado privado nacional.

Para saber mais sobre as soluções para aperfeiçoar seu planejamento e tornar sua gestão de compras mais inteligente e estratégica, acesse nosso site ou preencha o formulário abaixo.

Até breve!