O que é o Certificado de AFE e como isso ajuda a vender na saúde?

Você sabia que o Certificado de AFE é mais do que um registro obrigatório, é um grande diferencial para que um negócio performe ainda melhor?

A certificação faz parte dos principais documentos que garantem a credibilidade do seu negócio e, consequentemente, trazem mais resultados de venda por oferecer seriedade e segurança para seus compradores em potencial. 

Saiba mais sobre o Certificado de AFE, como ele pode te diferenciar e como a Bionexo colabora para uma relação segura entre fornecedores e instituições de saúde.

person writing on white paper

O que é o Certificado de AFE?

AFE é a Autorização de Funcionamento de Empresa, registro obrigatório exigido pela ANVISA para empresas que tenham alguma atividade comercial com medicamentos, materiais médicos ou outros produtos relacionados com a saúde, como perfumes e produtos de higiene pessoal.

A obtenção da AFE significa que a empresa atende a uma série de requisitos e normas de qualidade e segurança e está autorizada a realizar atividades como fabricação, importação, exportação, distribuição e armazenamento de produtos e serviços relacionados à saúde.

Sendo assim, a AFE confere credibilidade e confiança aos clientes e parceiros, demonstrando que a empresa atua de forma legal e está comprometida com a qualidade e a segurança dos produtos e serviços oferecidos.

Vale lembrar também que esta Autorização é um requisito obrigatório para participar de licitações públicas na área da saúde, o que amplia as possibilidades de negócio para sua empresa.

Dentro da AFE existem diferentes tipos de cadastros, como o CNAE, Cadastro Nacional de Atividade Econômica. O Cadastro é utilizado para especificar qual é atividade econômica da sua empresa. Ou seja, na prática, o CNAE é complementar à AFE porque apresenta um detalhamento maior sobre o que sua empresa comercializa.

Impacto do Certificado de AFE e outros documentos nas vendas no setor de saúde

Como dissemos, ter o Certificado de Autorização de Funcionamento de Empresa é crucial para os negócios, mas isso não significa que todas as empresas estão em dia com essa obrigação.

Por outro lado, cada vez mais os grandes hospitais, clínicas e demais instituições de saúde buscam fornecedores que estejam com suas documentações e certificações atualizadas.  Afinal de contas, isso impacta diretamente no atendimento ao paciente e é necessário a confiabilidade dos produtos comprados.

De acordo com dados da Bionexo, principal marketplace b2b da saúde, a documentação é critério na hora de decidir de qual fornecedor comprar. Ou seja, um fornecedor X até pode ter o menor preço, por exemplo, mas pode perder para um fornecedor Y, caso esteja com a documentação desatualizada ou irregular.

Outro ponto importante é que, segundo Luiz Franklin, Coordenador de Compliance da Bionexo, quem tem a AFE regularizada na plataforma vende, pelo menos, 10% a mais do que quem não tem. Ou seja, estar em dia com as normas e necessidades reflete diretamente na sua performance em vendas. 

Por isso, reforçamos que o Certificado de AFE não apenas demonstra segurança e seriedade de sua empresa, como também atrai mais clientes de peso.

Bionexo como um parceiro de vendas para o negócio

Apesar da Bionexo não ter responsabilidade de regularizar e manter os documentos de fornecedores da saúde em dia, porque isso é de responsabilidade de cada empresa, a healthtech é comprometida na conscientização de ambas as partes para manter as negociações no mais alto nível de qualidade

Por isso, conta um time de profissionais dedicado ao Compliance e Documentação Regulatória que tem como missão incentivar a regularização de forma humanizada e consciente. Como uma assessoria, os especialistas orientam não só fornecedores como também colaboradores sobre o impacto que os documentos têm para o sucesso (ou não) dos negócios dentro da plataforma. 

Outros documentos essenciais para a venda de medicamentos e materiais médicos

A Bionexo trabalha, inclusive, com uma seleção específica de documentos para cada categoria de empresa fornecedora e seus produtos. Por exemplo, quando falamos da categoria de medicamentos, além da Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), há, entre os documentos:

  • Contrato Social: é a certidão pessoa jurídica. Pelas cláusulas do seu conteúdo se disciplina o relacionamento interno e externo da sociedade, atribuindo-se identidade ao empreendimento.
  • Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária: é a autorização para funcionamento ou operação de atividade sujeita à vigilância e controle sanitário. O documento é emitido pela autoridade sanitária competente dos Estados e dos Municípios. É obrigatória para categorias da saúde de acordo com a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973.
  • Certificado de Responsabilidade Técnica: o documento expedido pelo Conselho Profissional competente, que comprova que o responsável técnico assume, perante a vigilância sanitária, a responsabilidade pelo serviço de saúde definido na legislação em vigor.

A Bionexo é o melhor lugar para você vender medicamentos e materiais médicos porque garante segurança, qualidade e a maior comunidade de compradores da saúde. Faça parte! Saiba mais aqui.

Já é cliente Bionexo e tem alguma dúvida sobre AFE ou demais documentos? Escreva para o nosso time através do documentacao@bionexo.com.br