Aprenda a identificar características fundamentais que tornam sua decisão por solução digital para vender na saúde mais fácil e estratégica.
Há cerca de 2 anos atrás, a consultoria global McKinsey revelou em estudo que as compras b2b haviam subido 62%. Dentro desse número, estavam diferentes setores, incluindo a saúde e a tecnologia.
Antes que você imagine tratar-se de cenário transitório devido à pandemia, a mesma pesquisa apontava que apenas 20% a 30% dos compradores entrevistados esperam uma retomada das vendas presenciais nos níveis de antes da pandemia. Sem dúvidas, as vendas digitais vieram para ficar.
Assim, como identificar os pontos chave dessa remodelação nos canais de vendas para a cadeia de suprimentos hospitalares? O que diferencia uma solução digital e o quanto ela pode contribuir para que fornecedores encontrem novos clientes?
E mais: como a tecnologia pode colaborar para o abastecimento adequado de medicamentos, materiais médicos e outros produtos destinados a hospitais, clínicas, laboratórios e afins?
Continue lendo para responder a todas essas perguntas, pois elas te ajudarão na escolha de uma solução digital de vendas.
3 características fundamentais para escolher bem uma solução digital para vender na saúde:
- Alto grau de desenvolvimento e expertise em relação à dinâmica de abastecimento do setor
De forma resumida, significa eleger uma plataforma com história, credibilidade e ampla base de usuários na cadeia de suprimentos da saúde. Ao mesmo tempo, é preciso avaliar se a solução oferece funcionalidades e visualizações de dados que vão além da operação comercial.
Nesse sentido, observe se a solução proporciona mais eficiência e resultados de vendas, por meio de filtros de busca e relatórios que favoreçam o nível estratégico de gestão do fornecedor de saúde.
Além disso, note se ela considera as particularidades de empresas, como porte e categorias de produtos, sejam elas fabricantes ou distribuidoras, porque, assim, ela será capaz de te atender com maestria.
- União entre segurança da informação e autonomia
Ao buscar uma solução digital para vender na saúde é preciso considerar o nível de segurança das informações no ambiente online. Vale verificar se a ferramenta garante monitoramento, transparência e proteção de dados para ambas as partes.
Ao mesmo tempo, considere se juntamente com a segurança, há também recursos que ofereçam autonomia. Em outras palavras, uma solução na qual fornecedores consigam analisar potenciais compradores, negociar condições, responder cotações e fazer outras ações de forma independente. Indo além, vale notar se a ferramenta permite avaliar a qualidade das demandas e se amplia as oportunidades de vendas.
Leia também:
- Capacidade de adicionar automatização para vender mais e melhor
Uma vez vendendo medicamentos, itens médicos ou outros produtos de forma online, a empresa pode querer automatizar algumas etapas deste processo.
Nesse caso, vale avaliar se a solução digital tem a possibilidade de integração com seu ERP. Dessa forma, produtos, preços e regras de negócio específicas são parametrizadas na conexão entre solução e sistema da empresa para:
- Atualizar informações sobre os negócios nas interfaces das partes em tempo real
- Automatizar as respostas às demandas de instituições de saúde
- Aumentar o volume de respostas e, consequentemente, as oportunidades de vendas
O que uma solução digital tem a ver com o futuro da saúde?
Como citamos anteriormente, as pesquisas já apontam que compradores b2b não só preferem o digital, como também não pretendem comprar presencialmente como antes.
Do mesmo modo, o setor da saúde tem reconhecido o digital como um canal prático, eficiente e impulsionador de novos negócios. Para exemplificar, a Bionexo, ferramenta de tecnologia pioneira em seu segmento, viu crescer em 69% o número de clientes compradores entre 2019 e 2022.
Sob o mesmo ponto de vista, a empresa fornecedora Bunzl Saúde viu crescer 330% a média de itens vendidos por mês na plataforma Bionexo. Clique aqui e saiba mais.
Por fim, você pode explorar a página de Materiais Ricos que conta com mais experiências bem sucedidas de outras empresas, além de ebooks sobre vendas digitais e outros conteúdos sobre tecnologia e saúde.