Como fornecedores podem avançar no rastreamento e gestão de estoque de materiais especiais

Na contramão da complexidade, fornecedores conquistam agilidade e precisão para fazer a gestão de estoque de materiais especiais dentro de instituições de saúde.

Fazer gestão de estoque não é uma tarefa fácil, independente de qual seja o setor, mas essa é uma rotina ainda mais desafiadora quando falamos de produtos consignados na saúde. De um lado, compradores das instituições fazendo o controle de produtos de alto custo, essenciais para diversos tratamentos, onde o mau gerenciamento pode literalmente prejudicar vidas. 

Por outro lado, os fornecedores de itens especiais, igualmente fundamentais que, além de fornecerem buscam colaborar no bom andamento de clínicas, laboratórios e hospitais. Para isso, precisam também ter visão do que acontece dentro de cada um de seus clientes – e aí que está o grande desafio.

Isso porque, sabemos que para se ter o material no momento certo, eles estão dispostos em ambientes restritos. Por isso, muitas vezes por questões de segurança, não é permitido acessar esses locais restritos e acompanhar esse andamento. O que torna o trabalho do fornecedor bem complexo, por vezes inviável, de descobrir exatamente quais de seus produtos os clientes usaram, quais estão acabando ou para vencer.

E com o intuito de facilitar essa comunicação entre ambos os lados, trouxemos um caminho seguro para a gestão de estoque de produtos consignados. Acompanhe!

A tecnologia como elo entre fornecedores e instituições

Quando falamos em tecnologia de ponta, essa gestão é feita por RFID, muito conhecida na logística em diversos ramos. A RFID se refere, em português, a Identificação de Radiofrequência, ou seja, a tecnologia utiliza ondas de rádio para ler e captar dados armazenados em uma etiqueta especial colada em determinado item.

De forma prática, essa tecnologia precisa apenas de uma etiqueta especial impressa no rótulo do produto e de um coletor de dados. Nela, há um microchip que armazena todas as informações necessárias do objeto, que são transmitidas para o leitor por meio de sinais de antena. 

Dentre suas principais vantagens estão, sobretudo, a instantaneidade na contagem do estoque, a localização rápida de itens e seus prazos de validade e eficiência no reabastecimento.

A gestão de estoque de materiais feita de forma compartilhada

O caminho seguro para a gestão feita em parceria entre instituições e fornecedores, é usar solução de rastreabilidade e gestão de estoque consignado. Através da tecnologia RFID, hospitais e fornecedores ficam em constante conexão. Além disso, fornece a troca de dados e informações, dando visibilidade precisa sobre o estoque, em tempo real.

Além da tecnologia aplicada nos armários e etiquetas inteligentes, a comunicação faz toda a diferença em processos com itens consignados!

Em outras palavras, quando o fornecedor tem visibilidade na instituição, eliminando a necessidade de visitar cada um de seus clientes. Nesses casos, as visitas podem ser muito mais pontuais, para relacionamento, por exemplo, ou de acordo com a estratégia. 

Outro ponto importante é que ao saber exatamente o que seus clientes usaram e quando, esses dados se tornam informações valiosas para acioná-los no melhor momento deles comprarem de novo.

Biotracker Connection, a solução com avisos automáticos para fornecedores

Biotracker Connection é uma derivação de Biotracker, solução integrada de hardware e software que promove automação, serialização, rastreabilidade e gestão de medicamentos e materiais especiais.

A plataforma garante o pilar crucial entre fornecedor e hospital: a visão total dos estoques no hospital, além da comunicação proativa de todos os produtos. Isso ocorre através de avisos e alertas em tempo real por WhatsApp e email. Além disso, é possível ter visão de áreas específicas, como 

  • estoques 
  • lotes
  • notas fiscais de entradas
  • número de aviso cirúrgico

De acordo com estudo feito pelo MEF, Mobile Ecosystem Forum, o WhatsApp é a ferramenta de comunicação móvel mais utilizada para trabalho no Brasil, com 84% dos brasileiros utilizando a rede para negócios. Ou seja, o WhatsApp é cada vez mais utilizado como forma de comunicação e trabalho. Portanto, quer jeito melhor para saber dos seus produtos e estoque do que na palma da sua mão?

Uma vez que os produtos consignados estão prestes a vencer, essa gestão de estoque agora também pode ficar na mão do fornecedor e tomar decisões preventivas para que lotes desses produtos consignados não expirem nos hospitais ou clientes.

Com os avisos automáticos, os fornecedores diluem os desafios, pois são notificados:

  • quando os insumos que estão acabando nas instituições consignadas
  • quando seu medicamento ou material foi consumido na instituição
  • quando o insumo está com data próxima de seu vencimento

Logo, o fornecedor ganha a visão dentro das instituições de saúde, como comentamos anteriormente.

Como resultado, o fornecedor consegue diminuir o tempo de cobrança do fornecedor para o hospital. Da mesma forma, reduz o risco de perda de materiais, aumenta a segurança da informação e reduz custos com a visibilidade assertiva dos consumos dos materiais especiais. 

Tudo isso torna as negociações e parcerias comerciais mais ágeis, transparentes e eficazes. Sem contar que dessa forma, é possível direcionar as equipes para tarefas mais estratégicas. 

Aproveite que agora sabe um pouco mais sobre gestão de estoque de materiais especiais de forma compartilhada e conheça a conexão entre Bomi, DiaSorin e Fleury.

Conte com as soluções do Grupo Bionexo para fornecedores de saúde.