Crise de insumos na saúde durante a pandemia de Covid-19: soluções para gerenciar estoque com planejamento, controle e redução de custos

Por Redação Bionexo

black iphone 5 on white table

A pandemia de Coronavírus, além de mudar rotinas, aprofundou crises em diferentes setores do Brasil e do mundo. Por aqui, os insumos hospitalares foram os mais afetados. O aumento do dólar, a diminuição de importações e a baixa fabricação de produtos no mercado nacional fizeram com que materiais básicos faltassem em hospitais públicos e privados, escancarando a necessidade de uma boa gestão de insumos na saúde. 

A gestão da saúde é essencial para o funcionamento de todos os processos de uma instituição de saúde e gira em torno de um mesmo objetivo: salvar vidas. Desde março de 2020, faltam itens para o trabalho dos profissionais da saúde. Primeiro, insumos básicos de proteção, como máscaras e luvas descartáveis. Ao longo do ano, nos picos de agravamento da pandemia, a falta de materiais médicos e medicamentos para procedimentos de intubação. 

Para que o gerenciamento de suprimentos hospitalares se torne mais eficiente, há uma série de operações que precisam ser bem administradas.. Seleção de fornecedores, aquisição de insumos, recebimento, armazenamento, distribuição e controle são algumas das etapas que precedem o consumo e o descarte final de resíduos.

Mas, como é possível otimizar a gestão de suprimentos e, assim, ter maior controle sobre os insumos dentro das instituições de saúde? A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada em todas as etapas de gerenciamento. Descubra como a Bionexo pode colaborar para elevar a eficiência do ciclo completo de gestão da saúde:

Maior agilidade no processo de compras de materiais médicos e medicamentos

A plataforma Bionexo automatiza todo o processo de aquisição de insumos, conectando instituições com uma comunidade vasta de fornecedores de todo o Brasil para a compra de medicamentos e materiais hospitalares em geral. Assim, as ofertas ampliam e o processo de negociação se torna mais transparente, prático e ágil.

Planejamento e gestão de estoque com automatização de processos operacionais

A solução Plannexo facilita a gestão de estoque com visão completa de insumos no inventário. Conectada ao ERP, a solução ajuda a evitar desperdício de materiais e medicamentos com excesso de compras ou perda por validade, além de facilitar o monitoramento total de itens e diminuir, assim, a necessidade de compras emergenciais.

Com análise de dados e relatórios de performance, é possível estipular o estoque ideal e prever picos de necessidade de insumos específicos. A automatização de processos operacionais leva a gestão de estoque para um nível elevado de controle de demandas atrelado ao consumo da instituição, aumentando assertividade, segurança e transparência para a rotina operacional.

Gerenciamento em tempo real dos itens mais estratégicos para a saúde

Com Biotracker, os itens mais estratégicos das instituições são acompanhados em tempo real. Usando a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), os equipamentos fornecidos pela Bionexo fazem a leitura, o armazenamento e o monitoramento de medicamentos e materiais especiais por meio de software de leitura sem fio dentro das instituições de saúde.

A integração ao sistema de gestão da instituição dá visibilidade completa aos itens selecionados, com alertas para vencimento e necessidade de reposição de insumos, diminuindo os esforços operacionais de gestão de estoque. Desta forma, o abastecimento é mais assertivo e inteligente, além de totalmente automatizado, desde a entrada dos insumos no estoque.

Tenha maior controle, transparência e facilidade com as soluções que a Bionexo oferece para você. Para saber mais sobre nossos produtos, acesse nosso site ou preencha o formulário abaixo.