Certificação ONA na saúde: o que é e qual sua importância?

A certificação ONA é uma acreditação e um dos rótulos de qualidade dos serviços de saúde no Brasil e, ter essas e outras certificações, é uma maneira de demonstrar qualidade, excelência e credibilidade, além de garantir a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos.

As acreditações hospitalares são processos de avaliação e certificação de qualidade que ocorrem de forma voluntária, periódica e reservada. Ou seja, ela não é uma fiscalização, mas uma forma de avaliar serviços e de manter a evolução dos negócios de saúde.

Dito isso, vamos falar mais sobre a certificação ONA, como ela funciona e quais são os benefícios para que seu negócio invista nesse tipo de rótulo de qualidade. Acompanhe!

woman in black leather jacket using macbook air

O que é a certificação ONA?

Desde 1999 a Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental e sem fins lucrativos, atua para que hospitais, clínicas e outras instituições de saúde possam alcançar um alto padrão de assistência, especialmente nos quesitos qualidade e segurança.

Dessa forma, a ONA é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros nesses aspectos. A acreditação conferida por eles é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

A acreditação da ONA possui três níveis:

  1. Acreditado: é válido por dois anos e concedido às entidades de saúde que cumprem os quesitos de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo estruturais e assistenciais.
  2. Acreditado pleno: é válido por dois anos e concedido às entidades de saúde que, além da segurança, apresentam uma gestão integrada;
  3. Acreditado de Excelência: é válido pelo período de três anos e concedido às entidades que cumprem os quesitos segurança, gestão integrada e demonstrem excelência na gestão.

A diferenciação dos níveis de acreditação ONA é um ponto importante, pois permite que as organizações de saúde se adaptem gradativamente até conquistar o nível de excelência, sendo de fato um programa de melhoria contínua.

Quem pode ter o certificado ONA?

De acorda com a própria certificadora, os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços Odontológicos;
  • Serviços de Telemedicina.

Como conquistar a certificação ONA?

A participação no processo de avaliação é voluntária, ou seja, as instituições que desejam ter a certificação devem se inscrever para o processo. Para que a instituição seja elegível, é preciso estar dentro dos seguintes critérios:

  • Estar legalmente constituída há, no mínimo, um ano;
  • Ter alvará de funcionamento;
  • Ter licença sanitária e licenças exigidas de acordo com a atividade que realiza;
  • Apresentar registro do responsável técnico, segundo o perfil da instituição.
  • Arcar com as taxas de visita de acreditação ONA e taxas de manutenção dessa certificação.

Geralmente, as instituições passam por um processo de avaliação para obter acreditação, o qual analisa o desempenho organizacional. Nesse sentido, é necessário atender a uma série de requisitos, tais como gestão por processos, desenvolvimento de pessoas, ética e transparência, visão sistêmica e exercício da liderança. Além disso, são avaliados critérios como abordagem humanizada, segurança, responsabilidade socioambiental, inovação e busca constante por melhorias.

Quais os benefícios de ser certificado?

Ao conquistar a certificação, a instituição demonstra que possui uma série de processos e padrões e isso tem grande impacto para o mercado, pacientes e equipes internas. Diversos são os benefícios de ter a certificação ONA, como:

Aumento da qualidade dos serviços prestados

A certificação ONA exige que as instituições de saúde sigam padrões rigorosos de qualidade e segurança. Logo, ao ser certificado, o ambiente precisa seguir os padrões, elevar a qualidade e entrar em ciclo de melhoria interna contínua.

Foco em segurança do paciente

A segurança dos pacientes é um dos principais requisitos para obtenção da certificação, que promove a adoção de práticas e protocolos para garantir essa segurança. Com a acreditação, os pacientes podem sentir-se ainda mais confiantes em relação aos serviços prestados, ao passo que a reputação da instituição é fortalecida.

Melhoria na gestão

O processo de certificação ONA exige uma análise minuciosa dos processos existentes, ajustes e uma avaliação abrangente da gestão como um todo. Esse processo geralmente resulta em melhorias significativas na gestão da instituição, com a implementação de práticas exemplares, identificação de áreas de aprimoramento e promoção de uma cultura de excelência.

Fortalecimento de imagem no mercado

A certificação ONA representa uma vantagem competitiva para instituições de saúde, atraindo pacientes, parceiros e convênios médicos, pois evidencia o compromisso da organização com a qualidade e a segurança do ambiente.

Vale ressaltar que a certificação ONA possui diferentes níveis, cada um com requisitos mais rigorosos. Quanto mais elevado o nível alcançado, maior será o impacto dos benefícios para a organização.

Você já conhecia a certificação ONA e já considerou como ela pode fazer a diferença em seu negócio? Aproveite que agora você tem mais informações sobre ela e acompanhe nosso blog para se manter atualizado sobre temas importantes para instituições de saúde!