Como transformar dados em insights úteis para o seu negócio: visões estratégicas para fornecedores da saúde

Por Mônica Amorim, Redatora na Bionexo

white building with data has a better idea text signage

Gerenciamento, análise e aproveitamento de dados são realidades que, além de prever crises, dão suporte às decisões de alto risco em grandes setores. 

Na saúde não é diferente: a profissionalização da indústria quanto a gestão data-driven vem crescendo em velocidade e inovação e, se ainda não chegou no seu negócio, te explicamos o porquê disso ser inadiável. 

Analytics na gestão da saúde: visão estratégica para fornecedores 

Atender o oitavo maior mercado da saúde do mundo pede visão estratégica e velocidade às mudanças e atualizações que chegam no setor. O aumento constante dos investimentos em inovação e tecnologia dão mais qualidade aos serviços oferecidos e, isso se reflete nos processos internos, fazendo com que grandes players do setor hospitalar busquem parceiros alinhados a um modelo de trabalho eficiente, que aprimore as entregas e reduza os custos. 

Nesse contexto, usar uma solução de análise de dados, como BioAnalytics, te faz dar vários passos à frente como fornecedor. Entenda como: 

  • Conheça o mercado que você atua e trace estratégias sabendo onde quer chegar

Ter um diagnóstico acurado da sua empresa é essencial para transformar sua participação de mercado em um posicionamento preciso e eficaz. Através de dados, é possível mapear a penetração do seu negócio e acompanhar resultados, o que facilita mudanças estratégicas e dá visão do impacto que ações internas estão tendo nos indicadores. 

  • Entenda o comportamento de preços praticado no seu mercado de atuação e alinhe a precificação dos seus produtos

Com a constante variação de preços no setor da saúde, ter uma análise retroativa de dados garante vantagens futuras em comparação aos demais fornecedores. Essas informações servem de balizador no momento de precificar produtos e mostram o quão competitivo o negócio é, traçando linhas comparativas com concorrentes e até prevendo movimentações comerciais de acordo com a queda ou alta de custos de itens específicos. 

  • Mais que preços, entenda se as condições comerciais estão alinhadas à realidade dos clientes 

Oferecer o melhor preço não é tudo, por isso, contar com uma solução que compila e analisa dados de mercado permite ter um olhar além: sua condição de pagamento é atrativa? seu prazo de entrega atende a necessidade do cliente? As formas de pagamento são variadas? Entender todos esses pontos e ter informações que sirvam como argumentação comercial facilitam a expansão do negócio e impactam a decisão de compra.  

  • Conheça o perfil do comprador e entenda se a oferta está chegando em todo o mercado potencial 

Saber qual é o mercado atendido, permite que a empresa entenda se a sua oferta está sendo efetiva e se está tendo o alcance previsto. Além disso, dados ajudam a compreender o perfil do comprador e desbravar mercados que têm potencial e combinam com seu produto mas, ainda não estão sendo trabalhados. Nesse cenário, a expansão da marca cresce exponencialmente, assim como os ganhos. 

Depois desse giro pelas vantagens de contar com uma solução de Business Intelligence, reiteramos que ser um fornecedor de destaque na saúde, um setor tão disputado e que está em constante crescimento, não é tarefa fácil. O diferencial está no uso que você faz das informações que tem, ou seja, esses dados estão sendo interpretados e transformados em insights úteis para o seu negócio?

Se a resposta for não, está na hora de ter uma tecnologia como aliada da sua gestão de dados. Conheça mais sobre Bioanalytics no nosso site ou preenchendo o formulário abaixo. 

Até breve!